Classificando...
Crítica do plano de
classificação Conarq área-meio:
Neste plano as classes principais correspondem às grandes funções
desempenhadas pelo órgão. Elas são divididas em subclasses e estas, por sua
vez, em grupos e subgrupos, os quais recebem códigos numéricos.
Em levantamento realizado (Souza 2006), a maioria (86%) dos usuários
afirmou possuir dúvidas em relação à aplicação do Plano CONARQ na prática. As
"queixas" mais comuns foram:
-Dificuldade de entendimento do Código por desconhecimento e/ou falta de
clareza do instrumento;
-Possibilidade de classificar em mais de um código, ou seja, dá margem a
múltiplas interpretações; e
-Defasagem do Código - não contemplando todas as funções e atividades
desenvolvidas pelos órgãos
SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. et
al. O uso do código de classificação de documentos de arquivo do Conselho
Nacional de Arquivos. Arquivistica.net, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 19-37,
2006.
A falta de clareza do instrumento e a possibilidade de classificar em
mais de um código, se deve em parte porque o plano não detalha a classificação
até ao nível do tipo documental.
A aplicação do instrumento se torna bastante complicada devido o uso do
termo “assunto”. O termo deveria se referir, mais apropriadamente, ao
conteúdo estrito de um documento. Ocorre que ora entendido como “atividade”,
ora como “tema” gera inúmeras confusões.
Podem ser encontradas, no mesmo nível de classificação, as seguintes
incidências: assunto como função, tipologia documental ao lado de espécies
documentais, atividade ao nível de uma função, tipologia documental empregada
como assunto.
Portanto pela impossibilidade de classificar corretamente o “Registro
Fotográfico” apresentado em sala de aula no Plano do Conarq passemos à utilização
de outros três instrumentos:
Fundo: Asociación Caminos de Esperanza Madres de la Candelaria
Registro Fotográfico
Função
Registro de marchas ou eventos públicos
Espécie e Função:
Registro Fotográfico de marchas ou
Registro Fotográfico de eventos públicos
No plano Senado Federal:
O problema encontrado é que o plano classifica o Registro Fotográfico
apenas como um dos insumos/produtos para a divulgação da instituição. Teremos
que adápta-lo para comtemplar também o registro dos eventos de divulgação, por
exemplo, através de fotos, de atividades realizadas.
A função existente é "Comunicação Institucional" em sua
subfunção "Divulgação Institucional". Fazendo uma analogia às
tipologias encontradas: Comprovante de Participação em Eventos (53.03.03.02),
Relatório da Participação em Eventos (53.03.03.16) e Relatório referente à
Promoção de Cerimônias e Eventos (53.03.03.18), podemos criar "Registro
fotográfico de Cerimônias e Eventos".
Disponível no plano:
53 Função Comunicação Institucional
53.03 Subfunção Divulgação Institucional
53.03.02 Atividade Produção de Áudio, Imagem e Programa
53.03.02.17 Tipo Documental Registro Fotográfico
Sugestão de atualização/adaptação do plano:
53 Função Comunicação Institucional
53.03 Subfunção Divulgação Institucional
53.03.03 Atividade: Promoção de Cerimônias e Eventos
53.03.03.99 Tipo Documental *Outros Tipos Documentais – Especificar:
*Registro fotográfico de Cerimônias e Eventos
Eventualmente na próxima revisão/atualização do plano poderia, então,
ser incluída a nova tipologia:
53.03.03.21 Tipo Documental Registro Fotográfico de Cerimônias e Eventos
Notem que a caracterização até o nível do Tipo Documental é o ponto
forte no Plano do Senado e o nível de detalhamento alcança a Espécie e a
Função.
No Plano do Estado de São Paulo:
Função: 02 COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
Subfunção: 02.01 Assessoria de imprensa
Atividade: 02.01.04 Produção de registros de imagem e som
02.01.04.02 Registro fotográfico
De maneira análoga ao Fundo: ISAAC FRANCISCO ROJAS
Plano de Classificação
Fundo
|
Seção
|
Série
|
Subsérie Documental
|
La
Asociación Madres de la Candelaria (Colômbia)
|
Registro
de Eventos
|
Registros
Fotográficos
|
Marchas
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário