sexta-feira, 6 de maio de 2016

Iniciando o Mapeamento de Processos


Bizagi é ferramenta de BPM (Business Process Model).

Criar modelos de processos é de extrema utilidade no monitoramento de indicadores e de atividades de negócios, apoio à tomada de decisão, gestão de documentos, gestão da qualidade, e para ferramentas de integração de sistemas.

Qual a metodologia   para   o mapeamento  e  melhoria  de  processos?
"Ela  se  inicia  na  definição  de  objetivos estratégicos corporativos, passando  pelo  mapeamento    das atividades atuais. Procura-se  então  levantar  possíveis  melhorias  e  sua   conclusão  se  dá  ao  mensurar os resultados  dos  novos  processos e comparar  ao que acontecia  anteriormente, buscando verificar evoluções em relação à gestão ..."
"A fim de solucionar vários dos problemas organizacionais mais comuns, bem como  aumentar  a  eficiência  e  eficácia  de  sua  gestão,  foi  concebida  a  gestão  por processos." (Aguiar, 2010)

Como implementar a gestão por processos ?
"Documentar a missão, estratégia, metas e objetivos da organização; Preparação da modelagem; Descrever as metas dos processos e ambiente; Construir o mapa geral do processo; Construção do Diagrama; Avaliação do modelo obtido; Definir características do processo desejado; Viabilidade do processo desejado." (Aguiar, 2010)

"A  gestão  por  processos  não  pode  se  resumir  apenas  ao  registro  das atividades  por  meio  de  fluxogramas.  Deve ser sim  uma  ferramenta  que  provocará mudanças  positivas  nas  organizações.  Assim,  se  faz necessário  que  ela  seja promotora de melhorias e ganhos." (Aguiar, 2010)

Níveis de detalhamento do mapa de processos:
"Os níveis são classificados de 1 a 4 conforme sua complexidade, a saber: 
Nível 1 - Nível dos processos; Nível 2 - Nível de sub processos. (Reconhecido por detalhar cada processo em sub processos desempenhados por áreas). Nível 3 – Nível de atividades; Nível 4 – Nível de tarefas" (Razzini 2013)

Razzini 2013

Tivemos acesso a noções de fluxograma em Organizações, Métodos e Sistemas (OMS), mas não utilizamos nenhuma ferramenta além de caneta e papel (por incrível que pareça). Apesar de que tenha citado em vários momentos o assunto "BPMN".
Felizmente em Arquivo Corrente 2, o professor por iniciativa própria e para mostrar, na prática, os diversos documentos gerados durante os trâmites administrativos, nos apresentou a ferramenta Bizagi.

O mapeamento por meio deste software evidenciou as etapas pelas quais "batemos cabeça" semanalmente, por não haver uma previsão de divisão de tarefas (até agora, é claro). Deixamos, por exemplo, em alguns momentos de entregar atividades optativas por não termos analisado o processo anteriormente.

O Processo, como foi apresentado na outra atividade desta semana, ainda será melhorado visando desempenhar nossas tarefas de maneira mais eficiente em um futuro próximo.

Aguiar, SANDRO ALEXANDRE RIBEIRO DE
MAPEAMENTO E MELHORIA DE PROCESSO: CASO PRÁTICO 
http://bdm.unb.br/bitstream/10483/2612/1/2010_SandroAlexandreRibeiroAguiar.pdf

RAZZINI, JOÃO RICARDO BONDAN
TECNOLOGIAS DE SOFTWARES: REQUERIMENTOS DE ESPECIFICAÇÃO FUNCIONAL E MAPEAMENTO DE PROCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

http://sistemas.lactec.org.br/mestrado/dissertacoes/arquivos/JoaoRazzini.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário