Atividade proposta em sala, no dia 01/03, para discutir sobre os elementos de análise diplomática e tipológica.
Forma:
original múltiplo;
Formato:
marcador de página;
Suporte:
papel;
Gênero:
textual;
Disposição/Configuração:
apenas frente.
Tipologia:
não arquivístico;
Função: material de apoio para aulas (além da
publicidade da respectiva editora).
Cartão Postal Publicitário (divulgação de livro):
Formato:
cartão postal
Suporte:
papel
Gênero:
textual e imagético
Disposição/
Configuração:
frente e imagem/foto no verso
Sinais de validação: identificação da editora, dos autores, imagem idêntica à da capa do livro;
Tipologia:
arquivístico;
Contexto: juntamente com o livro, prova que o André
Porto Ancona Lopez é um dos autores.
Convite:
Forma:
original múltiplo;
Formato:
flyer;
Suporte:
plástico;
Gênero:
textual “gráfico” (o apresentado em aula não é imagético como o exemplo acima)
Disposição/Configuração:
frente e verso;
Tipologia:
arquivístico
Valor afetivo no fundo do professor André (remete
à lembrança da casa e endereço dos Avós);
Emissor: galeria de arte.
Carteirinha de identificação de escoteiro:
apenas ilustrativo |
Forma:
original;
Formato:
cartão/carteirinha;
Suporte:
plástico;
Gênero:
textual e imagético;
Disposição/Configuração:
dados de identificação e validade na frente, informação de uso e assinaturas digitalizadas
no verso;
Tipologia
Produtor: documento arquivístico no fundo
individual de cada escoteiro;
Emissor: UEB.
Durante as atividades em sala de aula, constatamos na prática, que um mesmo documento de uma mesma espécie, pode ser arquivístico ou não e desempenhar funções diversas conforme o fundo ao qual pertença. Um cartão postal da série Cartões postais publicitários referentes às publicações da área de arquivologia de uma editora, passa a fazer parte do testemunho da atividade autoria de livro no fundo dos respectivos autores.
Também ficou claro que o produtor arquivístico não é necessariamente o emissor. O produtor arquivístico determina subjetivamente qual a tipologia do documento.