O objetivo do blog é mostrar casos onde houve, de forma intencional ou não, eliminação indevida de documentos, casos históricos ou do próprio cotidiano, trabalhando calcado na diplomática e tipologia documental. Blog relacionado à disciplina Diplomática e Tipologia Documental, UnB, ministrada pelo prof. Dr. André Porto Ancona Lopez.
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Elaborando questões
Foi proposta atividade no Blog-Mãe que consiste na elaboração de 3 perguntas factíveis para a avaliação que se aproxima, portanto, segue:
1. Os instrumentos arquivísticos* de gestão de documentos visam atender ao ciclo documental e a passagem dos documentos pelas 3 idades, mas não priorizam, necessariamente, seu valor secundário. Explique porque as metodologias diplomáticas não devem vislumbrar as necessidades dos historiadores.
*como PCD e TTD
2. Qual a contribuição ou necessidade da Análise diplomática e Tipológica dos documentos anteceder a elaboração de um Plano de Classificação realmente consistente?
3. Durante o curso restou comprovado e demonstrado de forma clara que uma mesma espécie documental assume funções diferentes quando inscrito em contextos e proveniências diversas. Explique porque os documentos contemporâneos carecem de estudos mais aprofundados quanto às classificações de gênero. Porque descrições como "textual, imagético, fotográfico, tridimensional" não são suficientes ?
quarta-feira, 11 de maio de 2016
Conforme atividade proposta, Fixando o Bizagi, que tem como objetivo mapear o processo de realização da prova de Diplomática e Tipologia Documental, levando em conta o passo a passo ocorrido ao longo da disciplina até o dia da dita cuja. Segue o mapeamento.
Aluno: José Maria Ramos de Moraes 11/0014421
Assinar:
Postagens (Atom)