quarta-feira, 29 de junho de 2016

Prévia da Oficina Física

O objetivo do grupo é proporcionar uma “imersão relâmpago” do público-alvo (os passantes pelo ICC no momento da oficina) no ambiente das tarefas arquivísticas da Análise Diplomática, Análise Tipológica e Classificação de Documentos Arquivísticos, nessa ordem.

Como equipamentos auxiliares estarão dispostos Mesas, Banner e outros impressos (além dos dispositivos de segurança para incineração controlada de documentos)

Nas mesas constarão lista de presença, folderes de conhecimentos teóricos e URL dos blogs, outros documentos dispersos e relacionados às atividades do grupo durante a disciplina.

O voluntário se identificará em lista de presença ao ser abordado por um dos componentes do grupo.

Bem rapidamente, o visitante será introduzido nos conceitos mínimos necessários para que possa participar da melhor maneira possível da dinâmica que se seguirá:

Para compatibilizar a oficina, com o tema do Arquivo Permanente da disciplina da Profa. Darcilene, iremos também debater os Princípios Arquivísticos da Proveniência e da Ordem Original, a preocupação em diferenciar Emissor e Produtor Arquivístico e a identificação de Fundo e do Contexto de Produção, que é menos “trivial” do que possa parecer.

O documento base será esmiuçado em suas características:

  • o contexto da produção do documento (é prova de que atividade? Qual a vinculação administrativa?)
  • o tipo documental espécie-função
  • as características internas e externas (elementos extrínsecos e intrínsecos
  • a tramitação
  • os sinais de validação
  • as datas tópica e cronológica
  • o conteúdo

Serão esclarecidas as possíveis dúvidas que possam surgir, por parte do visitante.
Em seguida o visitante será convidado a emitir opinião sobre a sua experiência pessoal em formulário próprio (pontos negativos e positivos).
Os formulários considerados “prejudiciais” e críticos ao desempenho do grupo seriam queimados, literalmente, na presença do “pobre” desconhecido colaborador voluntário na atividade. A ideia é que o visitante associe naturalmente a incineração de documentos ao nome titulo escolhido pelo grupo para o Blog e para a oficina:

“A destruição intencional de documentos constitui artifício comumente utilizado para deturpação da verdade histórica e para ocultar crimes de qualquer natureza”

O participante da oficina levará folder informativo, onde constarão os endereços virtuais do Blog mãe e do blog do grupo para que possa rever esta apresentação, a qualquer momento, quantas vezes quiser e até se aprofundar no tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário