sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pesquisa nos blogs discentes

Atividade do blog mãe

1) Culturarq


O grupo levantou questionamentos sobre a disponibilização de forma objetiva à informação, caso contrário, essa informação será apenas preservada e guardada, sem ser disponibilizada. “Acessibilidade à informação... para o desenvolvimento social e cultural são provas escritas de um passado... que podem ser usadas como provas ou até mesmo para corrigir erros e, principalmente, para não cometê-los novamente.”
Foram analisados e disponibilizados aos visitantes documentos do Departamento de Censura a Diversões Públicas, departamento responsável por preservar a moral o os bons costumes da sociedade da época e, consequentemente, censurar manifestações culturais identificadas, por critérios próprios, como ameaças. E ““... como prova de intervenções militares em expressões culturais, como a Ditadura modificou músicas ou novelas ou filmes e diversas outras manifestações. “Os documentos gerados pela censura militar” como “provas de como agiam esses interventores, quais eram suas intenções e as modificações que os mesmos fizeram”.

O grupo mostrou produções artísticas, músicas, novelas, discos que foram censurados, fazendo o público interagir com o estande e não ficando preso apenas à explicação. Analisando esses documentos sob a perspectiva da Análise Diplomática e tipológica, e mostrando que tais documentos não são uma coleção, são documentos de Arquivo (Permanente).

2) Diplomática em Cena



                Na oficina foi realizada uma análise diplomática e tipológica de uma ficha técnica áudio visual, que serve como instrumento de trabalho da classificação indicativa.  Essa análise demonstrou os elementos necessários para que esse documento tenha validade, o caminho que ele percorre durante sua tramitação e a função que ele exerce dentro de um contexto arquivístico, evidenciando a importância da disciplina para o curso de arquivologia.

            Ao final da oficina, foram distribuídos kits com uma descrição do endereço do blog da equipe, três panfletos sobre os critérios de classificação supracitados e um guia prático contento informações sobre a análise técnica das obras audiovisuais.


O grupo Meninas de Diplomática, com o tema “sua digital te identifica”, abordou a digital como fonte de informação referencial, que cria ou faz parte de um documento arquivístico. Ao analisar a oficina virtual, observamos que o grupo procurou ao máximo seguir o roteiro programado, porém de forma sumária. Foram usados vários recursos na apresentação, como o auxílio de notebooks, cartazes, banner, camisas personalizadas e até mesmo um relógio de ponto eletrônico, fundamentais para um melhor entendimento do assunto, por parte dos ouvintes. O conteúdo abordado, passando dos conceitos básicos da Arquivologia até os desafios da utilização da digital, foi suficiente para dar uma noção básica a quem tinha pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema. Há que se destacar também o cartaz destinado ao registro das digitais de todos que assistiram a oficina e o certificado de participação, que no lugar da assinatura, exigia o registro da digital. Pudemos aprender com o grupo, que a apresentação da oficina exige objetividade e criatividade, e adequação de todo recurso utilizado ao tema.

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