quinta-feira, 28 de abril de 2016


Variação dos contextos documentais

Foi solicitado abordar três documentos do fundo GRUPO QUEIMA DE ARQUIVO, na disciplina Diplomática e Tipologia Documental e como eles podem e conseguem se configurar como documentos museológicos.


http://www.penn.museum/sites/artifactlab/files/2013/04/archives.jpg

A semelhança entre "museus, arquivos e bibliotecas - locais para estudo e guarda de bens culturais (patrimônio)", "espaço intelectual de manifestação de memória do homem, da sua capacidade de criação" Lima (2007), resume-se a "complexo cultural, que se afigura como lócus da Memória e Preservação -- museu, biblioteca e arquivo; “lugar de memória”, (NORA, 1984) apud Lima (2007)

Cita também a existência e guarda de "acervo" e a característica de repositório como "... terreno comum para exercício de campos diferentes" Lima (2007);

Portanto, não foi encontrada no artigo de Diana Lima alguma tentativa de tipificar documentos de arquivo como museológicos.

A documentação museológica (com seus sistemas de indexação e recuperação da informação) tem maior diálogo com a Ciência da Informação e Ciência da Computação.
Na verdade são apontadas maiores relações interdisciplinares com a Comunicação; História da Arte; Arquitetura; Biblioteconomia; Ciências Ambientais e Ecologia; e até com a "Moda" (vestuário e acessórios) do que com a Arquivologia.

O que restou compartilhado foram as atuais disciplinas de Preservação, Conservação e Restauração (e sua interdisciplinaridade com a Química), onde a Museologia teve, inclusive, maior destaque. 

 

Os itens documentais analisados foram:

 

  • Blog propriamente dito (Queima de Arquivo)  - para interação/avaliação da disciplina DTD

  • Dinheiro em moeda e papel-moeda do acervo pessoal de José Maria.

  • Certidão de filiação partidária autêntica e "verdadeira" de filiação de Sergio Moro do Paraná

Estes documentos dentro de seu contexto (Fundo do grupo) e no cumprimento de sua função (prova de realização de atividades da disciplina e instrumento de avaliação do discente) são arquivísticos.

Caso sejam tombados, constituindo uma coleção, com funções educacionais e de entretenimento, poderiam fazer parte de coleções museológicas. Exemplos: Museus temáticos: sobre Formas pedagógicas inovadoras aplicadas ao ensino (de Arquivologia ou outras) com utilização da rede mundial de computadores; a coleção do aluno José Maria, exposta entre outras, sobre evolução histórica do dinheiro nos diversos países; ou Boatos e Lendas urbanas, com as respectivas explicações sobre como foram esclarecidos e as motivações.

 

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